Blog

Linguagem de Programação: O que é e as mais usadas

A linguagem também é multiplataforma, com suporte para sistemas operacionais Linux, Windows e Mac. Desenvolvida na década de 90, R é uma linguagem de programação destinada à computação estatística. O nome da linguagem vem das iniciais de seus criadores, os estatísticos neozelandeses Ross Ihaka e Robert Gentleman. O Visual Basic .NET, embora tenha perdido espaço para outras tecnologias como Java e C#, ainda é muito utilizado no mercado de soluções de alto nível. É muito comum encontrar materiais sobre essa linguagem com o nome de Ruby on Rails (ou Rails ou RoR).

linguagens de programação

Os códigos PHP são interpretados no servidor, logo trata-se de uma linguagem server-side. Sempre que o navegador solicitar, o interpretador processa o código da página e gera um HTML, que será enviado como resposta ao cliente. Podendo incluir, por exemplo, informações do banco de dados, já que o PHP possui essa funcionalidade. Na época, se utilizava notação binária para programar, o que era uma tarefa extremamente difícil. Assim, a linguagem Assembly surgiu como uma alternativa, pois poderia ser compreendida de uma forma menos complexa.

Elementos de programação

Uma linguagem de programação é um conjunto de símbolos e códigos usados para orientar a programação de estruturas no desenvolvimento da web. Nela, um compilador traduz o código java para o código intermediário (e portável) da JVM. As JVMs originais interpretavam esse código, de acordo com o código de máquina do computador hospedeiro, porém atualmente elas compilam, segundo a técnica JIT o código JVM para código hospedeiro. O Objective-C hoje pertence à Apple, sendo utilizada no desenvolvimento de aplicações para o sistema iOS. Embora a companhia tenha criado a linguagem Swift baseada em Objective-C, a intenção, segundo a própria Apple, não é uma linguagem substituir a outra, mas sim fazer com que ambas sejam capazes de coexistir.

Há milhares de empregos para desenvolvedores Java, e a demanda continua alta, tornando-a uma escolha confiável. Java se sente como o avô de todas as linguagens de codificação, mas na realidade não é tão antigo quanto C++. Embora muitos o considerem ultrapassado, ele ainda é usado em todo o mundo e em todos os tipos de dispositivos. Sua elegante sintaxe é fácil de trabalhar e projetada para ser o mais indolor possível, e funciona tanto no desenvolvimento frontal quanto no backend. A linguagem Ruby é praticamente escrita em inglês, portanto, é elementar para aprender sua sintaxe.

Quais são os diferentes tipos de linguagens de programação?

Em outras palavras, desenvolvedores que utilizam C# podem criar aplicativos para Android e iOS, além de desenvolver jogos em 2D e 3D no Unity. Tendo começado como uma linguagem Microsoft para seu framework .NET, hoje em dia a linguagem de programação C# é compatível com Windows e Linux. Sendo assim, é a melhor linguagem de programação para aprender a desenvolver aplicações desktop baseadas em GUI (graphical user interface). Além de tudo isso, é mais simples aprender Python do que as outras https://www.patosonline.com/bootcamp-de-programacao-e-1a-escolha-para-o-desenvolvimento-de-carreira/, graças à sua sintaxe, que é familiar à língua inglesa. Se você deseja começar sua carreira como um desenvolvedor de programas, aprender a programar em Python é um ótimo ponto de partida. Se a Rockstar faz programas parecerem músicas, a linguagem de programação Shakespeare faz com que o código dos softwares pareçam cenas da obra de um dos mais influentes artistas da história.

Portanto, tenha foco e coerência com a sua área de atuação, mas ao mesmo tempo, não se prenda a uma única tecnologia salvadora e perfeita. Existem muitas opções e combinações de conhecimentos que são extremamente válidos. Em 2002, a linguagem passava a fazer parte da plataforma .NET da Microsoft, passando a ser chamada comumente de VB .NET. Para a empresa, tornar o VB um novo integrante da plataforma .NET foi uma forma eficaz de unir a produtividade oferecida pela linguagem aos poderosos recursos oferecidos pelo framework.

Qual a linguagem de programação mais fácil?

Por fim, temos a linguagem de programação Python, que é interpretada, mas assim como Java, passa por um processo de compilação. Python cresceu muito nos últimos anos, tendo como uma de suas principais vantagens a velocidade na criação do código e o apoio de bibliotecas cada vez mais simplificadas, disponibilizadas pela comunidade. Diferentemente de C++, há uma interface do Java que fica entre o código digitado pela pessoa desenvolvedora e o computador.

Desse modo, a linguagem se mantinha com o nome PHP, devido à popularidade já conquistada, mas o significado da sigla passava a ser PHP Hypertext Preprocessor, um acrônimo recursivo. Atualmente ela é bootcamp de programação usada para diversos fins e está presente também em sistemas operacionais, dispositivos móveis, mainframes e por aí vai. Contudo, paradigmas de programação merecem um post específico para o assunto.